Nintendo: 123 anos de História!


Fala ai Nerdaiada aqui é o Dezão e vamos ''Deixar o Destino para o céu''. Ontem dia 23/09/2012 a Gigante Nintendo completou 123 anos! Sim meus amigos é idade pra C#*% e empresa alguma consegue se manter por tanto tempo sem merecer, por isso hoje vamos fazer uma viagem pela história deste gigante que fez e faz a alegria de muitos.

The Nintendo Playing Card:

A Nintendo foi fundada no Japão em 23 de Setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi como uma empresa de Cartas de Baralho a ''Nintendo Playing Cards'' baralho este chamado de Hanafuda. Era uma empresa pequena de pouca expressão mas que foi alavancando algumas vendas com o passar dos anos. Na década de 50 o bisneto de Fusajiro, Hiroshi Yamauchi, assume a Liderança da empresa e consegue fazer uma parceria com a Disney para estampar seus personagens em seu baralho.

E os Problemas começam:

 Na Década de 60 Hiroshi tenta expandir os domínios da Nintendo e começa a se envolver em outras áreas, como a produção do Arroz instantâneo Nintendo,  uma rede de TV e até mesmo Motéis. Mas não foram capazes de agradar ao publico consumidor da época o que começou a gerar a falência destas divisões, dando um prejuízo enorme aos cofres da empresa. E se não fosse o bastante após as Olimpíadas de Tóquio as vendas dos baralhos, que eram a principal fonte de renda da empresa, caíram muito o que quase à levou  a Falência total. 

Reação:

Na década de 70 é que começa o Renascimento, com as baixas vendas dos baralhos e o sucesso de jogos eletrônicos encabeçados pela Bandai e Atari a Nintendo resolver usar suas ultimas fichas e apostar neste mercado emergente criando assim um game portátil com tela de cristal liquido chamado Game & Watch.

Game & Watch o Primeiro portátil da Nintendo

E assim foi dado o pontapé inicial na era digital da empresa que viria a se tornar um marco no mundo dos games. Tanto nas décadas de 70 e 80 a empresa focou na fabricação de Fliperamas o que foi um grande sucesso no Japão porém não conseguiam emplacar nos EUA que já tinha esse mercado dominado por outras empresas. Então a diretoria convoca  Shigeru Miyamoto, um jovem designer da empresa, para criar um game que pudesse ser usado no gabinete do fracassado Radar Scoop, o engraçado é que Miyamoto não entendia nada de Tecnologia e ainda sim criou o jogo Donkey Kong, que se tratava de um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Esse fliperama foi lançado em 81 e se tornou um grande sucesso e acabou revelando dois dos que seria os grandes Personagens da empresa, O Macaco Donkey Kong e o Encanador Italiano Mário. 

Donkey Kong o primeiro grande sucesso da Nintendo!


Após o lançamento de outros Arcades de sucesso como Donkey Kong Jr e Mário Bros a Nintendo resolve partir para a criação de consoles e em 1983 é lançado no Japão o NES (Nintendo Entertainment System) ou como era conhecido na terra do Sol Nascente Famicon, e em 85 chega aos EUA. O NES vendeu incríveis 60 milhões de Unidades e é apontado por salvar a Industria dos Vídeo-Games que enfrentava problemas no início da década de 80. Com Títulos como Super Mário Bros, Metroid, The Legend of Zelda
a Nintendo atinge o Posto de Líder Mundial no seguimento de vídeo-games. Em 1989 Lança o Portátil Game Boy e ve o surgimento de um Grande concorrente a SEGA e seu console Mega-Drive.

O Surgimento de uma Lenda:

Em 1991 a Nintendo lança aquele que viria a ser seu mais famoso console o SNES e entra em uma disputa ferrenha com a SEGA pelo mercado de jogos durante quase toda década de 90, mas mesmo perdendo muito território para a concorrente ainda consegue manter a liderança devido a jogos como Super Mário World, Donkey Kong Country, a série Final Fantasy entre outros títulos. 

SNES o console que fez a alegria de muita gente inclusive a minha.


Um Pouco de Dificuldade:

Em 1995 a Nintendo cria o Nintendo 64 e emplaca um enorme fracasso ficando atras da novata no mundo dos games Sony e seu Playstation e do Sega Saturn, pois ela insistiu em manter os jogos em cartuchos enquanto a Sony e a Sega usam as mídias de CD's em seus jogos o que dava um desempenho maior na jogabilidade e qualidade gráfica (qualidade gráfica que a Nintendo nunca mais recuperou em relação a seus concorrentes). Em 1996 é lançado os jogos do Pokémon para o Game boy  o que foi um enorme sucesso e rendendo muito financeiramente e em 98 é lançado o Game boy colors. Em 2001 é Lançado o Nintendo GameCube para poder competir com a Sony e seu Playstation 2 e a nova integrante na industria de consoles Microsoft e seu XBOX, disputa duríssima essa devido a qualidade gráfica de seus concorrentes que eram superiores. No mesmo ano de 2001 a Nintendo cria o Game Boy Advance que se torna um campeão de vendas, deixando que a empresa respirasse um pouco enquanto tentava consertar os estragos causados com o 64 e GameCube.

Recuperação:

No ano de 2006 é Lançado o Nintendo Wii que mais uma vez revoluciona o mercado de games, não pela qualidade gráfica, mas sim pela jogabilidade que priorizava os movimentos, e por ter um preço mais barato em relação a seus concorrentes mais uma vez a Nintendo volta ao topo das vendas com milhões de unidades vendidas em todo mundo.

O Divertido e rentável Wii!
Pois é pessoal a Nintendo é essa empresa incrível que vem de altos e baixos mas que a 123 anos se mantem firme no mercado, eu poderia falar muito mais sobre ela mas ficaria extenso demais, o jeito é esperar o Mês de Novembro para o lançamento de seu novo console e torcer para que haja mais 100 anos de felicidades Gamer. Há e pra quem não entendeu minha introdução o nome Nintendo significa ''Deixe o Destino para o Céu'' o que combina muito com a História da mesma. Parabéns Nintendo!!!!


 
© 2012NERDBROS. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Mogi Pub