Sandman!


Fala ai Nerdaiada aqui é o Dezão e hoje entraremos no mundo dos sonhos ZZZzzz. Falarei sobre a HQ Sandman da Vertigo que leva o selo da DC Comics. Eu tive meu primeiro contato com este quadrinho meio que sem querer, estava fazendo uma pesquisa sobre a vida de Neil Gaiman e suas publicações quando me deparo com Sandman e resolvo ler e olha, foi uma das melhores experiencias com HQs que eu tive.
Base:

A Base do mundo descrito em Sandman fala sobre os Perpétuos, eles não são deuses e sim algo além disso, entidades que atravessam a divindade e ajudam a manter o Equilíbrio do Universo afinal, deuses vem e vão com o passar das épocas mas os perpétuos são perpétuos. Ao Total eles são em 7  Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Eles existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as criaturas mais poderosas (ou pelo menos influentes) do universo, inferiores talvez apenas a alguns Anjos (Lúcifer em particular) e ao Criador, e desempenham papeis centrais ao longo da história da qual Sonho é o protagonista. Os Perpétuos são uma família pouco convencional de sete irmãos. Em suas formas mais comuns, todos têm a pele branca (apesar de Destruição, Delírio e Destino serem bem menos pálidos que os outros) e a maioria tem cabelos negros, mas as aparências e personalidades variam bastante. Eles têm algum controle sobre os conceitos que representam mas, da mesma forma que os deuses retratados em Sandman, também são modelados a partir de expectativas e crenças subconscientes dos seres conscientes. Em particular, a aparência deles variam bastante, conforme o observador. Sua própria existência é irregular, uma vez que eles não são seres vivos, nem mesmo divindades eles são apenas aspectos da existência não podendo por exemplo serem mortos no sentido literal da palavra, pelo menos não enquanto suas funções forem necessárias.

Sonho:

Sonho (que também é conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, (Lorde) Moldador, Kai’Ckul e vários outros em línguas já esquecidas) é o governante do Sonhar e o Protagonista da História. As mentes de todos os seres vivos estão ligadas ao reino de Morpheus, o Sonhar. É para lá que vão as almas de todos os que dormem e onde são guardadas lembranças e pensamentos da hora do sono. O Sonhar guarda também o mundo imaginário de cada sonhador, várias realidades alternativas e seres imaginários se escondem lá. Sua biblioteca abriga bilhões de livros que nunca foram escritos. Toda a sanidade mental dos seres depende da boa administração desse reino (já que a realidade física do universo e mental dos seres também depende de nada "vazar" de lá para cá) e Sandman executa suas funções de maneira magistral. No sonhar vivem, por exemplo, Caim e Abel. Segundo o próprio Sandman, os deuses são gerados no Sonhar, nascendo como sonhos, e só então assumindo seu papel como divindades. O castelo no qual Sonho habita e todo o resto do Sonhar mudam de aspecto à sua vontade, mas certas áreas têm sua forma mantida como uma cortesia a seus habitantes. Sonho parece ser o único Perpétuo a povoar seu reino - muitos outros personagens vivem lá. Ele inclusive mantém empregados para executar tarefas que poderia realizar facilmente, incluindo a reorganização do castelo e a vigilância de sua entrada.  Os outros Perpétuos têm seus próprios lares. Destino, por exemplo, está sempre perambulando por um jardim onde, não importa em que direção ande, há sempre vários caminhos à sua frente e um único atrás de si. Desespero "mora" num local coberto de bruma e névoa, onde ratos se escondem, e cercada por espelhos. Morte é a única dos Perpétuos que não tem seu reino mostrado diretamente, provavelmente porque a Morte habita em todos os lugares da criação.

Arcos:

O Primeiro arco é o Prelúdios Noturnos e é o que eu irei me ater mais pois são muitos e não dá pra falar de todos. Neste arco Sonho relata sua captura por um mago chamado Roderick Burgess, em 1916. Ele permaneceu aprisionado numa redoma de vidro durante cerca de setenta anos antes de conseguir se libertar. Nos números seguintes ele retorna ao Sonhar e encontra seu reino em um estado de profunda decadência. Para restaurar o Sonhar, Sonho parte em busca de suas ferramentas - três objetos que contem parte de seu poder. A algibeira estava na posse de uma amiga de John Constantine, o elmo na posse de um demônio e o rubi nas mãos de John Dee, o Doutor Destino.

* O segundo arco é o Casa de Bonecas.
* O Terceiro arco é o Terra dos Sonhos.
* O Quarto arco é o Estação das Brumas.
* O Quinto arco é o Espelhos Distantes.
* O Sexto arco é o Um Jogo de Você.
* O Sétimo arco é o Fábulas e Reflexões.
* O Oitavo arco é o Vidas Breves.
* Nono arco é o Fim dos Mundos.
* O Décimo arco é o Entes Queridos.
* O Décimo Primeiro arco é Despertar. 

Essa é uma listinha que vai ajudar você que ainda não leu essa maravilhosa história a se situar na sequencia e cronologia.


Curiosidades sobre Sandman:

O Nome Sandman faz referencia as areias que Morpheus carrega e deposita nos olhos das pessoas e lhes deixam com sono dai a sensação de areia nos olhos e a ''areia'' que forma quando acordamos, vulgo remela XD. A HQ Sandman inspirou a banda Metallica a compor a música Enter Sandman, que também fala sobre sonhos. A banda Blind Guardian fez uma regravação da música clássica "Mr. Sandman".

Abaixo tem um vídeo montagem da HQ que passa um pouco esse clima Gótico Dark da revista, e mais uma vez recomendo muito essa leitura vale demais a pena. É isso ai Nerds e até a próxima.





 
© 2012NERDBROS. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Mogi Pub